terça-feira, outubro 31, 2006

Apelo a todos*

Relativamente à história que transcrevi, dos bebés Ricardo e Pedro, aproveito para dar os dados para que todos aqueles que quiserem, ou puderem, possam ajudar.

Pensem comigo...
Passado 1 mês do nascimento destes bebés, os donativos já foram bastantes, e estes bebés têm já caminha, roupinhas, fraldas, etc.; mas ficaram órfãos, e estão entregues aos cuidados do irmão mais velho e da sua mulher. Um casal em início de vida, que também têm um bebé de 20 meses. Este casal, "adoptou" estes bebés, mesmo com todas as dificuldades inerentes à educação de 3 bebés. O coração falou mais alto.

Agora vamos imaginar como será a vida destes "pais-à-força" que pagam aproximadamente 200€ pelos serviços da ama do seu filho de 20 meses. Agora tripliquem este valor... 600€... Vai ser difícil!! Mas com a ajuda de todos nós, pode ser mais fácil.

Caixa Geral de Depósitos
NIB é o:0035 083200001343800 79
Conta: 0832 001343800 da CGD

Um apelo a todos

A todos vós que me leem, quero informar-vos que na minha labuta de pesquisar uma causa para a qual a minha irmã doasse os dois primeiros abonos, como prometeu aquando do nascimento da Madalena, descobri esta triste história (muito recente), que com certeza vos vai comover.

Leiam e ajudem...

"Caros Amigos,Soube de um caso que quero partilhar convosco. Prometo não vos roubar muito tempo, mas é certo que preciso da v/ ajuda...Conheço um casal de S. Cosme, Gondomar, a Carla e o Aureliano Barbosa cuja senhora estava grávida de gémeos. Há pouco mais de um mês, o Aureliano teve um AVC e ficou paralisado, não se sabendo ainda a certeza da sua sobrevivência, tendo de ficar internado nesta condição no Hospital.A Carla foi também internada há uma semana para fazer a cesariana para que os bebés nascessem. Após o parto, que correu bem, a senhora pediu para a deixarem ir ver o marido e levantou-se da cama. Mal se levantou caiu no chão desmaiada e nunca mais acordou. Foi a enterrar ontem no cemitério perto da sua casa.O Ricardo Jorge e o Pedro Filipe (é assim que se chamam) estão na Maternidade Júlio Dinis, ficaram de repente sem pai nem mãe e sem ninguém que cuide deles. Entretanto foi atribuída a guarda dos meninos a um irmão mais velho, filho do primeiro casamento do pai dos bebés, que os vai buscar hoje, dia 20/09/2006 à Maternidade.Este filho, um jovem em início de vida com a esposa é também pai e tem também ele um menino de 20 meses. De repente a família cresceu de três para cinco e as condições da família não acompanharam nem de longe este crescimento.Por este motivo, gostaríamos de contar com a v/ ajuda! Caso tenham roupa, carrinhos, camas e tudo o que já não precisarem de bebé para poder dar a este pai que tem um coração do tamanho do mundo mas um orçamento familiar que não é do mesmo tamanho!Se conhecerem também alguma empresa que possa fornecer para os primeiros tempos o leite e fraldas, seria fantástico. A recolha dos objectos está a ser feita por mim (isabel.novais@tvtel.pt ou isanovais@gmail.com) e pela Cristina Costa (cristina.costa@rigorcg.pt), pelo que qualquer coisa com que possam contribuir será de certeza muito, muito bom. Obrigada a todos desde já e obrigada por terem doado já um pouco do v/ tempo a ler esta história, esta é já uma vitória para estes bebés gémeos!
Beijinhos,Isabel Novais"


http://o-blog-dos-gemeos-ricardo-e-pedro.blogspot.com/

segunda-feira, outubro 30, 2006

Euro Milhões

É tema de conversa e está na boca de meio mundo (?)...
O que fazia se ganhasse o euro milhões?
Acreditem ou não, tinha que pensar, e muito!! É que embora me fizesse muito jeito (mesmo muito) ganhar este dinheiro, tinha que pensar muito bem em como ajudar todos os que me rodeiam. E acreditem também que tinham muita gente para ajudar.

Certo é que fazia uma grande viagem... Agarrava no meu maridinho e na minha filhota e siga!! Maldivas com eles!
(Ia parecer uma atrasadinha a andar pela primeira vez de avião. Mas não faz mal!)
Não sem antes, agarrar-me à net e procurar uma casa nova e carro para cada um de nós (nós, a minha irmã e o meu cunhado, os meus pais, os meus sogros, o meu cunhado, etc). Depois, comprava um apartamento à minha amiga Sónia, e pagava-lhe a faculdade até ao final do curso.

Entretanto abria 2 colégios, um em Lisboa (Alvalade) e outro em Setúbal. Em Lisboa, punha a Sónia a tomar conta, e em Setúbal a minha irmã. Desta forma, arranjava emprego a muita gente que conheço, (alguns que têm curso) e não tem onde trabalhar.

Fundava uma Instituição para apoio a crianças desfavorecidas e com apoio às famílias (isto tinha que ser muito bem estudado)... Com centro de explicações e de estudos para as crianças e adolescentes (Ficava a minha visinha a tomar conta deste departamento), com actividades extra curriculares, etc.

Fazia uma doação à Associação Médica (sem fins lucrativos) onde trabalho (peço desculpa aos mais curiosos, mas não posso dizer o nome).
Doava um belo imóvel, para que nunca mais tivessem que pagar renda do escritório. Podia ser ao lado da Ordem dos médicos, e centralizava aí todas as Instituições Médicas desta área (um rendimento mensal para a Associação). E abonava um novo projecto de apoio psicológico aos doentes e familiares dos doentes, onde qualquer pessoa ligada a um doente pudesse ser ilucidado e ajudado. Um sistema de informação com uma linguagem corrente para os comuns mortais.

Abria uma clínica toda XPTO, e colocava o meu sogro como director médico. Uma clínica com várias especialidades, tipo ginecologia, pediatria, psicologia, dentista, etc etc. (com atendimento gratuito às crianças da Instituição que acima descrevo).

Entrava já na Faculdade de Psicologia, e tirava o curso que não tiro porque não tenho dinheiro, e especializava-me em psicologia infantil, ou educacional, ou qualquer coisa do género.

Engravidava já e tinha mais uns 2 ou 3 filhos.
Arranjava uma empregada para me ajudar nas coisas da casa (limpezas, refeições, passar a ferro, lavar roupa) e eu encarregava-me dos meus filhos.

E mais sei lá o quê!!! Só sei que haveria ter com que me ocupar, mas sem me preocupar em contar "trocos". Podia fazer aquilo que gosto, trabalhar por prazer, e não por obrigação.

"Bancaría" todas e quaisquer despesas relativas aos estudos dos filhos dos meus amigos, até completarem a faculdade.
Tinham era que me chamar MADRINHA (EH!EH!EH!).
Estou a brincar como devem calcular.

Em jeito de conclusão, dou a minha opinião relativamente à máxima "O dinheiro não trás [ou compra] a felicidade).
É verdade, mas para quem já é relativamente feliz, só falta mesmo a cereja em cima do bolo, ou seja, dinheiro no bolso para gozar dessa felicidade.
Também é verdade que o dinheiro não compra a saúde, mas se tivermos algum no bolso para nos deslocar-mos a um Hospital particular, somos logo atendidos.
E por ai em diante...

A todos desejo Boa Sorte
(tanto ao Jogo, como no Amor)

sábado, outubro 28, 2006

Falta de Profissionalismo ou excesso de confiança?

Hoje, combinámos ir jantar ao restaurante lá da rua (que conhecemos bem), durante a transmissão do Jogo de Futebol Porto/Benfica (o Saleca é do Benfica). Passámos por lá e reservámos uma mesa para 3, escolhemos a mesa e tudo... Boa visibilidade, etc, etc, etc.

Fomos para casa, descansadinhos, que hoje não faziamos mais nada (jantar!)...
Chegada a hora, fiquei retida em casa (a Maria estava ocupada no WC, e eu acho que não devemos apressar as crianças), pelo que o Saleca foi andando para assegurar que não ficariamos sem a "tal" mesa.

5 minutos depois, toca o telefone... Era o Saleca!
Furioso... Diz-me que afinal já não jantávamos lá. Tinham reservado 3 lugares (para nós os 3) em locais diferentes de uma mesa corrida (a "tal" mesa que escolhemos), ou seja, ficava um em cada ponta, e eu e a Maria ficariamos a jantar em frente a desconhecidos (?).

Tá tudo maluco!! Mas de que parte do cérebro é que eles tiráram a ideia que nós iríamos aceitar jantar assim???
Então, eu ia jantar fora com alguém que não conheço... Tipo Blind date, não?!

Isto só visto!..
Sinceramente, isto ou é excesso de confiança, ou uma falta de profissionalismo tremenda!

Conclusão: Combinação de última hora... Jantar em casa dos vizinhos do lado. Muito melhor do que jantar fora, e a companhia também!

sexta-feira, outubro 27, 2006


As Saudades de um Verão que já acabou!

Este foi um dia especialmente bem passado.
Sábado, levantámo-nos todos bem cedinho para rumar-mos à Praia de Ribeira D'Ilhas. O intuito era irmos assistir uma das etapas do Campeonato de Surf que aqui se realiza todos os anos, e torcermos pelo Surfista Português Tiago Pires.

Foi girissímo, o Pai sempre muito atento e conhecedor das manobras, eu e a Maria, simplesmente a disfrutar do ambiente e a avaliar (dentro das nossas [in]capacidades) as "piroetas" dos participantes.

Depois disto tudo, tivemos tempo ainda para ir a 2 festas de aniversário. Uma na Ericeira e outra, mais tarde, em Lisboa.

Foi um dia em cheio.

Cores da Vida

Existem cores e cheiros que me fazem lembrar imensas coisas. Facilmente um aroma me faz lembrar alguém ou alguma ocasião. Por exemplo o Natal... Tem imensos cheiros que lhe são caracteristicos... e as cores também...
Como os aromas e odores, são difíceis de explicar, prefiro escrever sobre as cores... Cá vai.

Estas cores fazem-me lembrar...
Vermelho - Está associado à paixão (e ao amor também), ao calor de uma manta, à intimidade, ao natal, ao inverno.
Laranja - Verão, calor, sol, sumo..
Azul - Mar, céu, andar de barco...
Turquesa - Quarto da Maria!
Verde - Primavera, fresco, campo,
Branco - Cama com cheirinho a lavado, roupas de verão, brisa fresca, ar puro, nuvens...
Amarelo - Fome (não sei porquê)...
Preto - Nostalgia, classe, botas, festas, Ano novo...
Cinzento - Camisolas, gabardinas, casacos compridos, carros...
Cor de rosa - Sonhos de princesa, contos de fadas, infância, meninas, laços...
Castanho - Outono, castanhas assadas da rua, fogueiras de S. Martinho, botas de cano alto com salto, cabelos compridos, cães...

quinta-feira, outubro 26, 2006

Etapas

Desde sempre, tive o costume de organizar (na minha cabeça) o ano por etapas. Ora bem, para que percebam fazia (e faço) assim:

Início do Ano (janeiro)- Iiiiii!!!! Voçês sabem lá... Fazia projectos para o ano inteiro. Projectos esses que acabavam por não se concretizar (alguns).
Depois...
Aniversário da minha irmã (março)- O Inverno quase a acabar e estamos quase na Primavera. Estação do ano que me dá um novo alento, assim como que uma lufada de ar fresco.
Depois...
Aniversário da minha Mãe (maio)- Estamos a chegar ao verão... Maravilha! O sol quente a bater-me na pele, o cheiro a sal e a mar... Promessas de ginastica e dieta que nunca cumpria, mas não faz mal, porque vem ai o Verão.
Depois...
Nascimento da Madalena* (agosto) - Verão... Sol... Fins-de-semana na Praia... Acampar... Sair à Rua em noites de calor... roupas giras...
Depois...
Aniversário da Maria (agosto) - Quase férias...Verão... Praia.. Sol... Mar... Sal... Ondas... Festa... Muita festa... Comemoração de uma vida... a da Maria.
Depois...
O meu aniversário (setembro)- Acabadinhas as férias, mas o sol ainda por cá anda... O início das aulas (agora do trabalho)... Cheia de vontade para começar de novo esta "nova" vida. E o cheiro a Outono e a terra molhada do fresco da noite.
Depois...
Aniversário do meu Pai (novembro)- Inverno, chuva a bater na janela, vontade de ficar em casa, galão morno, um bom filme com a melhor companhia, luzes na rua, pensar nas prendas e nas pessoas que me são queridas... nostalgia, etc.
Depois...
Aniversário do Saleca (dezembro)- Pleno Natal (o melhor o Natal, é mesmo a euforia do "antes" do Natal...), decorações na Rua, decorações em casa (o dia da Árvora de Natal, sempre foi vivido por mim e pela minha familia com muita euforia, mas agora com a Maria é muito melhor...), compras de última hora, jantares e encontros com amigos... Eu adoro mesmo o Natal.
Natal & Ano Novo (dezembro/janeiro)- Família e amigos respectivamente.
O Natal é estar com a família, é abrir e ver os outros abrir presentes (Adoro!!), é comer o que não se come durante o ano, é o coração aberto e enorme mais ao mesmo tempo apertado e pequenino pela falta de outros... É bom!
O Ano Novo, é Festa... é amigos, é comer e beber, é bater a meia-noite e ver que estão ao meu lado os meus amores. É desejar o melhor para todos em "apenas" 12 desejos. É poder desejar ficar assim (Feliz) para sempre... É fazer promessas e projectos. É mandar mensagens... É pensar na Família e ter saudades (mesmo que ainda ontem os tivesse visto)...
Depois...
Volto ao início do ciclo.

O Nascimento da Madalena foi este ano, pelo que, os tempos que antecederam ao seu nascimento foram de expectativa. Mas como já cá cantam 28 anos, eu sei que no próximo ano, vai ser como descrevi*.
Espero eu!


Madalena!

Linda!
Ainda não tinha 1 mês.
Agora está diferente, muito diferente. Mais bonita ainda e mais esperta.

Está cada vez maior e mais gorducha.
É o meu segundo amor...

terça-feira, outubro 24, 2006

Fazem-nos rir, mas não são palhaços!

Confeço que não sou uma pessoa de difícil riso, aliás, facilmente alguém com uma veia humorística de um certo nível intelectual me rouba uma sonora gargalhada seguida de lágrimas de satizfação e algumas dores nos abdominais. Acredito mesmo que rir é o melhor remédio para a obesidade (ligeira).

Existem pessoas que me fazem rir a sério, com gosto.
Corrijo: Pessoas não, porque não as conheço pessoalmente, mas os trabalhos dessas pessoas.
Trabalhos como O Gato Fedorento, profissionais como o Bruno Nogueira, Fernando Alvim, Herman José, etc. Acompanho de perto os seus trabalhos (leia-se "trabalhos" e não "vidas"). Diverte-me lá saber se foram passear o cão ou se foram bem bebidos para casa... Divertem-me os seus trabalhos, isso sim.

Existe concerteza imensa gente que não gosta deles... nem dos trabalhos que nos apresentam.

São inteligentes! E isso incomoda algumas pessoas. Dizem aquilo que outros não têm coragem de dizer.
Não interessa nada se são giros, se são feios, se são presunçosos ou antipáticos. Interessa é que façam bem aquilo a que se predispõem fazer. E, a meu ver, fazem-no muito bem.

Imaginem o que seria se os clientes ou colegas de trabalhos, que passam pela vida de cada um, se metessem na nossa vida particular... Conseguem? Pois bem, assim como qualquer um de nós, também eles não devem gostar de ser constantemente criticados pelo que se passa nas suas vidinhas.

Porque gosto do que dizem (escrevem), embora me divirta vê-los e ouvi-los na televisão.
Leio-os e imagino serem eles a dizer o que escreveram... Resulta!
Leio o blog do Bruno Nogueira, porque me diverte, porque se cada um de nós tem alguma coisa que faz realmente bem, ele consegue descrever qualquer situação corriqueira e levar qualquer um às lágrimas. Leio o blog do Fernando Alvim, porque gostei de descobrir uma pessoa com sentimentos (leia-se: um Pinga-amor) por detrás de um excelente comunidador cómico QB e sem papas na lingua.

A todos vós, principalmente a todos aqueles que gostam bom humor, aconselho:
http://corpodormente.blogspot.com/ - Bruno Nogueira
http://esperobemquenao.blogspot.com// - Fernando Alvim

Boas gargalhadas!

terça-feira, outubro 17, 2006



Apresento-vos a Vida!

terça-feira, outubro 10, 2006

Vida

Confesso que não me lembro se já falei (aqui neste espaço) da nossa cadela Vida.
É uma boxer, linda, de cor camurça e brutalmente meiga.

Hà coisa de uns 6 anos, andava o Saleca descançado da vida e sem preocupações, quando lhe saiu na rifa este animal de grande porte, que ainda por cima grávida. Não sabemos se andava perdida ou se a abandonaram, mas apostamos mais na última hipótese. Ela vinha muito grávida e embora ela seja uma boxer pura, os bebés nasceram "traçados", lindos, enormes , mas sem raça... e esse é o motivo de uma série de gente abandonar os seus Animais, e nós ficámos com a ideia que deveria ter sido isso que lhe aconteceu.

Como ela vinha grávida, e com uma barriga enorme cheia de cãezinhos, ou seja, cheia de vida, então passou a chamar-se VIDA.

É uma cadela linda, meiga, bruta, mas ainda assim muito meiga.

Quando a Maria estava para nascer, fomos com a Vida ao veterinário, numa das consultas de rotina, e perguntámos como seria o comportamento dela quando a Maria nascesse. A veterinária, disse-nos que os cães não são todos iguais, mas que por norma os boxers são excelentes para as crianças, muito meigos e atenciosos.
E já à espera disso, quando a Maria nasceu, conhecemos uma Vida meiga, nada ciumenta, cautelosa e principalmente preocupada. Era vê-la a correr para perto da Maria assim que ela começava a chorar. Tão querida!

Não sabemos a sua idade, e desde à uns anos que os Veterinários dizem que tem por volta dos 6 a 7 anos.
E eu, a achar que ela é como as tias... têm sempre a mesma idade!
Mas este ano, a coisa mudou de figura... A Vida começou a dar mostras fisicas de velhice. De um ano para o outro, a Vida ficou com bigodes brancos à volta da beiçada, que devo dizer, não lhe tiram no charme.

E como os boxers são os cães com menor tempo de vida, fico triste ao pensar que podemos perdê-la. Mas, como ela é muito saudável, e cheia de vigor, queremos acreditar que ainda por cá vai andar uns anitos a "melgar" o pessoal!

sexta-feira, outubro 06, 2006


Mimos de mãe

Eu e a Maria na praia ao final do dia.

Bailaria ou talvez não?

Na passada 4ª feira, levei, como prometido, a Maria à sua 1ª aula de ballet. Ainda que só para assistir e ver se gostava e não tivesse devidamente equipada, as professoras de ballet (que adorei), deixaram que ela entrasse para participar na aula.
Não participou! Ficou de lado, sentada encostada às nossas pernas (minhas e da Avó Juca) e não participou. Devo referir que a Maria estava a cair de sono e consequentemente com uma birra de meter medo. Não chorou, não fez barulho, não destabilizou, mas também não participou na aula.

Quando saimos, ela disse, num momento de choro e birra que começou quando saímos, que já não queria fazer ballet nenhum.
Adormeceu no carro a caminho de casa, e quando acordou, passado uma hora, disse que tinha gostado das professoras e que afinal queria fazer ballet, mas que tinha que ter o fato de bailarina como lhe tinha prometido.

Expliquei-lhe que para comprar o fato ela tinha mesmo que ir à aula e participar, ela concordou e lá fomos nós ontem à SportZone do Colombo comprar o fato de ballet. Estava eufórica, adorou tudo! Eu também, mas principalmente as sapatilhas que são um mimo por serem "mini".

A ver vamos se da próxima ela faz ou não faz ballet!
Se quizerem, é só inscreverem as vossas filhotas na Paróquia de Santa Joana Princesa, em Alvalade. A professora é excelente (Royal Academy of Dance).
Existem também outras actividade (Viola, Sevilhanas, Ginastica moderada, etc.)

Endereço:
Rua dos Lagares d'el Rei, 4
1700 - 268 Lisboa

(Perto da Av. E.U.A.)

quarta-feira, outubro 04, 2006

Ballet

Eu e a Maria, vamos hoje ver a classe de Ballet para Baby's da Paróquia de Santa Joana, Princesa em Alvalade. Ficou eufórica quando lhe perguntei se queria ir para o ballet, e desde esse dia que me pergunta quando é que vai para o ballet e onde é que está o fato de bailarina. A euforia de aprender a dançar e principalmente as roupas do ballet, são motivo que baste para uma menina experimentar aprender ballet.

Gostava imenso que ela gostasse desta actividade extra. Vai conhecer pessoas novas e ganhar amiguinhas.

A ver vamos...

Mania dos M's

Desde relativamente nova que tenho a "tara" dos nomes com M, vejamos. Eu chamo-me Marisa (não é muito bonito, mas foi-me dado com muito carinho) e a minha irmã chama-se Mafalda (que acho lindo). Sempre que em grupo se falava de ter filhos, disse que gostaria de ter 2 ou três filhos, e quando me perguntávam os nomes que gostaria de lhes pôr, sempre referi nomes com M, principalmente para meninas.
Maria, era e sempre foi o nome de eleição. sempre disse que a minha primeira filha se chamaria Maria (só Maria), e assim foi. Depois, começei a pensar que se tivesse outra filha, continuaria com os M's, vai daí, comecei a pensar em Matilde com um carinho muito grande, isto porque Mafalda já existe na familia e depois tornar-se-ia complicado.

Entretanto, a minha irmã que tem agora uma pequenota com 2 meses, também aderiu à "tara" e chamou Madalena (outro nome que adoro) à minha sobrinha.

Mas, devo confessar que existem outros nomes, começados por outras letras do abecedário, de que gosto muito, vai daí aproveito para referir esses nomes, às pessoas que vão ter filhos e andam na fase de escolhas de nome, são eles: Carlota, Constança, Carolina, Catarina, Maria Rita, Maria Inês, etc, etc, etc.

Os mais atentos devem já ter-se apercebido que ainda não referi nenhum nome de rapaz... A verdade é que na minha opinião é muito mais difícil. São muito menos os nomes giros para rapaz. Mas mesmo assim, continuo a eleger a letra M. Manuel e Martim são nomes de que gosto bastante. Mas vos informo que se algum dia nesta vida eu tiver um rapaz, ele chamar-se-á Sebastião. É verdade, foge à tradição, mas é um nome que o meu marido adora, e eu por já me ter habituado à ideia, confesso que passei a gostar bastante. Mesmo que as opiniões não sejam favoráveis a esta escolha, assim se chamará o filho que um dia terei.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Menina das Alianças

A Maria foi convidada para ser a Menina das Alianças num casamento que se realizou no sábado passado.

Excusado será dizer que agradeçemos o convite, mas alertámos os noivos para o facto de ela ter 3 anos e poder eventualmente chegar ao dia "D" ou melhor "C" e ela ficar assustada e não querer. Aconselhámos que tivessem substitutos para o caso.

Chegado o tão esperado dia não foi preciso substituto nenhum, e a Maria, embora ansiosa e nervosa, portou-se lindamente. Muito para além das nossas melhores expectativas, acreditem. Pois ela foi uma linda menina que fez as delicias de todos os presentes. Quando o Padre a chamou, ela ficou um bocadinho assustada, mas eu incentivei-a e ela lá foi, muito cheia de comichões do nervoso miudinho. Experiente no assunto, para quebrar o gelo o Padre perguntou como se chamava, ao que ela respondeu prontamente (outra vez muito para além das expectativas): Maria!

Depois o resto ela tirou de letra, benzidas as alianças e enfiadas nos dedos de cada um dos noivos e ela ali continuava estupefacta a olhar. Nós chamavamos (baixinho) e ela nada... completamente hipnotizada com a beleza da noiva (do vestido de princeza, leia-se). Lá acordou do tranze em que estava e lá saiu de fininho para o nosso lado.

Eu chorava e chorava... O orgulho inchava-me a alma e ela queria sair-me pelos olhos. Não conseguia dizer nada... o queixo tremia e a voz faltava. Foi um grande orgulho para mim, a Maria ser uma Menina das Alianças tão distinta.

Todos me deram os parabés pela postura e comportamento da Maria durante toda a cerimónia.

Aos noivos, MUITAS FELICIDADES!