quarta-feira, maio 02, 2007

O céu

Como todos voçês sabem, ou imaginam, é muito difícil explicar a morte a uma criança. Explicar-lhe que aquela pessoa (neste caso, um animal), morreu...
Na segunda feira, depois da minha mãe me ligar e me dizer que a Bi tinha morrido, a Maria perguntou-me porque é que eu estava a chorar... Respondi-lhe que estava triste... Ela perguntou porquê... Foi então que resolvi explicar-lhe...

Ela iria saber, mais cedo ou mais tarde, porque assim que chegasse a casa os meus pais, ela iria dar por falta da Bi... e seria muito mais difícil para os meus pais serem eles a explicar-lhe o que aconteceu.

Adiante...
Disse-lhe que a Bi estava muito doente (tinha um dói-dói na barriga mae??"), e que por isso tinha morrido, expliquei-lhe que quando as pessoas e os animais morrem, vão para o céu ("mas vão como??")... Vão a voar, quando ninguém está a ver... E foi isso que aconteceu à Bi.

"E quando é que nós a vamos ver outra vez?"... Um dia... Daqui a muito tempo, espero eu.

1 comentário:

Asas de Anjo disse...

Sabes Marisa as crianças por vezes conseguem compreender o que nós adultos não conseguimos, conseguem ver e sentir o que não não conseguimos.

Tu já tiveste essa prova quando a Maria soube que já não ia existir a prima, a Maria é uma criança inteligente e vai compreender tenho a certeza, sei que é dificil de explicar, mas ela consegue lá chegar mais depressa do que tu julgas.

Um beijinho

Monica