quarta-feira, dezembro 06, 2006

[Pai]

No passado dia 28, o meu pai fez 51 anos.
Este é e foi sempre um dia especial cá em casa, como todos os outros aniversários lá de casa, até porque somos uma família festeira e divertida... mas este dia dá-nos um especial gozo, porque começamos sempre a falar sobre isso uns dias antes, só para chatear um bocadinho o meu pai, que detesta ver os anos a passar...
Desde que saimos de casa, eu e a minha irmã deixámos de poder estar com ele nesse dia, e embora eu consiga sempre vê-lo todos os dias, é sempre de fugida. Por essa razão, começámos a fazer um dia de festa (almoço e jantar), sempre no domingo seguinte à data de aniversário.
E assim foi, este domingo foi dia de festa. Todos juntos... a minha Avó, o meu Pai, a minha Mãe, as Netas (Maria e Madalena), Eu e o Saleca, a minha Irmã e o meu Cunhado, o meu Tio e a minha Tia, todos juntos a festejar o aniversário do meu pai, num dia que se revelou animado e bem passado.

O meu Pai merece!
Ao contrário de tantos outros que conheço (pais de amigas e amigos), o meu pai sempre foi o conciliador lá de casa. Rabugento, teimoso, "mão de vaca", às vezes até um bocadinho chato, mas sempre muito, mas mesmo muito presente, amigo, prestável, carinhoso, etc, etc, etc. É dificil adjectivá-lo, porque para além de alguns defeitos (também... quem não tem defeitos, não é?), tem imensas qualidades que se destacam aos olhos de toda a gente. Se calhar, e aos meus olhos, a qualidade mais notável no meu pai, é ser uma pessoa extremamente prestativa. Está sempre pronto para ajudar quem quer que seja, mesmo até que não lhe pessam ajuda, ao ver alguem em cuidados, arregassa as mangas e põem mãos à obra.

Sei que posso contar com ele para tudo, até mesmo para lhe pedir dinheiro se um dia precisar... o que eu espero não vir a acontecer, mas se um dia for "meeeesssmo" preciso, tenho que ir devagarinho, não vá ele ter um colapso! Mas agora fora de brincadeiras, é com ele (e com a minha mãe, é claro!) que vou ter quando me sinto em apuros.
Acabei mesmo agora de sair de ao pé dele, porque estou com problemas no meu carro, e se não fosse ele nestes nossos (meus, da minha irmã, do Saleca e do meu cunhado, do meu tio, do meu primo, etc, etc, etc - atenção! Ele não é mecânico, é mesmo prestativo!) casos, não sei o que seria...

Sempre vi os meus pais juntos e felizes, com uma vida real que reune dias e fases melhores e piores, mas sempre em todas as ocasiões e fases, o meu pai foi uma pessoa respeitadora e fiel...
É verdade, aquela espécie em vias de extinção, (da qual eu espero que o Saleca continue a fazer parte!). Lembro-me que em determinada altura da vida, dos meus amigos e colegas do liceu poucos eram os que tinham pais casados e que se dessem bem, por isso, soube sempre distinguir o respeito e fidelidade como uma grande qualidade do meu pai e da minha mãe também. Mas dela (da minha mãe) falarei ou escreverei noutra algura...

Agora é tempo de desejar ao meu Pai, mais um feliz ano, e que se repita por muitos e bons anos!
Parabéns Pai!

Sem comentários: