terça-feira, abril 17, 2007

Novos amigos

Ao longo dos anos, todos nós vamo-nos rodeando de amigos e conhecidos que vão fazendo parte da nossa vida.
Os amigos do colégio, depois os amigos do liceu, depois os que conhecemos nas noitadas, e por ai em diante...
A determinada altura da nossa vida... mais precisamente na adolescência, somos "donos e senhores" de dezenas, senão centenas de "amizades"... Só que por vezes... até na grande maioria, essas amizades fantásticas da adolescência vão-se perdendo com o tempo. Não porque nos zangamos, mas porque nos afastamos, coisa que também acontece por diversas razões, sejam elas mudança de residencia, de escola, ou até mesmo de formas de viver...
Mas o que é certo é que a determinada altura, se contarmos os amigos (que não se contabilizam pela quantidade mas sim pela qualidade)... temos na realidade muito poucos.

Eu tenho a sorte de ter como amigas de hoje, as mesmas desde criança... não só porque gostamos muito umas das outras, mas também porque temos educações e formas de ver a vida semelhantes... Somos todas diferentes e temos vidas diferentes, mas no essencial (valores, educação, etc.) somos "iguais".

Mas o facto de mantermos "velhas" e fieis amizades, não quer dizer que não façamos novas amizades... agora com maior descernimento para avaliar o grau de amizade.
Seja porque somos vizinhos, colegas de trabalho, ou simplesmente amigos de amigos, devemos abrir espaço à entrada de novas pessoas na nossa vida.
Isso aconteceu-me quando me "casei". Embora nós os dois vivessemos perto um do outro e os nossos amigos de rua fossem os mesmos, e tivessemos também frequentado o mesmo Liceu (Escola Secundária Padre António Vieira em Alvalade) em que se os amigos não fossem os mesmos eram ao menos conhecidos, certo é que os amigos de cada um, passaram a ser os NOSSOS amigos. Os amigos do casal.

Eu agora para além das minhas amigas de sempre, tenho também como amigos, os amigos de sempre do Saleca. Podiam existir pessoas (amigos dele) de quem eu não gostasse tanto quanto isso, mas não aconteceu, talvez porque eu seja uma pessoa de facil conversa e facilimo sorriso... então agora tenho amigos com quem gosto imenso de estar, em Lisboa, na Ericeira, no Pinhal Novo...

Na minha opinião, uma das razões de facil convívio, para além de gostarmos da companhia uns dos outros, é o termos filhos, é mais fácil comunicar e muito mais facil de entender-mos os outros e de nos fazermos entender...
Percebemos melhor os "hoje não posso porque a Maria tal...", ou "Jantarada... não posso!", ou "isso tem que ser combinado com antecedência!"... essas coisas!

Um abraço a todos, porque me fazem passar bons momentos.

E vivam os bons momentos!

2 comentários:

Asas de Anjo disse...

Tu realmente és uma pessoa de facil conversa e facilimo sorriso, por isso cativas muito e depressa as pessoas (falo por mim)

Um beijinho

Monica

Ines disse...

Pois é, a tua companhia é bastante agradável... Continua assim!!!

Beijinhos!