quinta-feira, janeiro 04, 2007

Avaliações da Maria

Já vamos no segundo ano de escola da Maria, e continuo a chorar sempre que leio as Avaliações do Colégio da Maria.

No ano passado, quando recebi a primeira avaliação da Maria, li logo na escola, e desatei num pranto de felicidade e orgulho. Lógico é que pús algumas pessoas (conhecidas... graças a deus) a rir. Compreenderam na perfeição esta minha reacção.
Este ano pensava eu que estaria mais preparada emocionalmente para o efeito, enganei-me redondamente. O que me valeu, foi que para me precaver de lágrimas (in)esperadas, esperei para ler as avaliações quando estivesse sozinha... e... Chorei, claro!

É um orgulho muito grande ser mãe desta criatura fantástica, e embora saiba que todas as mães, ou quase todas, dizem e sentem o mesmo, não me importa se todos acham foleiro ou corriqueiro estas palavras!

As avaliações aqui vão (encurtadas para não dar seca):
Ginastica:
Perícia e Manipulação - Suficiente
Deslocamentos e Equilibrios - Suficiente
Actividades Gímnicas - Suficiente
Relação Aluno/Aluno - Bom
Relação Aluno/Professor - Muito Bom (claro!)

Música:
A Aluna gosta de levar companhia (dos filhos) para a aula, mas participa e é interessada.

Trechos Avaliação da Professora:

"Foi com entusiasmo que a Maria regressou das férias e voltou a reencontrar os amiguinhos."
"É uma criança simpática, bem disposta, conversadora, mas um pouco teimosa, gosta que as coisas corram à sua maneira e costuma reagir mal a qualquer contrariedade."
"Quando pretende algum brinquedo, por exemplo, não se preocupa se o mesmo estava a ser utilizado por algum colega, simplesmente quando quer acha que tem que ser satisteita a sua vontade."
"Tirando situações pontuais que acabam cada vez mais por se resolver facilmente, é uma criança amorosa, que até tem reacções normalmente associadas a meninas mais crescidas."
"Este ano, é do grupo dos meninos mais velhos das sala e gosta de ser tratada como tal."
"Tem mostrado preferência em brincar com os meninos, talvez por serem em maior número. Mas grande parte das suas brincadeiras são as características das meninas e até é bastante maternal com os seus bonecos." "Gosta de brincar na casinha e imitar os adultos."
"Nas actividades da Sala, gosta de participar, mas nem sempre se aplica como devia ou como sabe, por vezes tem que ser incentivada, para que realize e conclua da melhor maneira os seus trabalhos."
"Em relação à alimentação, a Maria é uma criança autónoma que costuma comer bastante bem e gosta praticamente de tudo."
"No início, ainda chegou a fazer a sesta, mas como nunca adormecia e estava bastante irrequieta, acabámos por achar preferível desistir, o que a deixou muito contente por ir brincar para o recreio."

Nota da mãe:
Reconheço perfeitamente todas as atitudes da Maria, registadas pelos professores. E embora saiba que poderia ser brilhante, prefiro que seja uma criança normal. Tenho como ponto número 1 a trabalhar, a sua teimosia (e o mimo também), que aliás em casa é quase sempre contornável, muito embora ela faça sempre questão de revelar essa sua faceta.
Sou apologista da palmada educativa, e embora muitos possam achar terrível o que acabo de escrever, a mim nunca me fizeram mal, e continuo a adorar a minha mãe. Em relação à Maria, já foram algumas as palmadas (leia-se palmadas e não tareias!) e os castigos que levou e muito sinceramente se não tivesse obtido resultados positivos, não estaria a escrever isto. Uma boa palmada na altura certa, pode fazer "milagres".
Tenho toda a paciência do mundo com ela, e sou uma mãe preocupada, atenta e disponível, por isso sei quando está a passar das marcas e quando a conversa não está a resultar.

Obrigado a todos os que participam na educação da Maria.

Sem comentários: