terça-feira, janeiro 31, 2006

A Minha Irmã vai ter um Bebé!!

Será menino ou menina???


A Escola!

A Maria tinha começado a escola à pouco mais de uma semana, mas já se começavam a notar algumas alterações…

A adaptação da Maria ao primeiro ano de escola, está a ser uma surpresa, porque embora ela seja uma criança muito bem comportada e nada problemática, nós achávamos que a adaptação à vida escolar seria um bocadinho difícil, como costuma ser para quase todas as crianças que ficam em casa até aos 2 ou 3 anos. Mas para nossa surpresa, a Maria está a adaptar-se bastante bem à escola, principalmente às “professoras” (Guida e Sónia) e, como não estava muito habituada a conviver com crianças, a adaptação aos amiguinhos da escola tem vindo a mostrar-se evolutiva. Diz que tem tantas amigas. Amigas de quem ela fala diariamente, diz-nos os seus nomes, como são, e os disparates que fazem. Quando lhe perguntamos os nomes dos outros meninos, ela inverta nomes.
Todos os dias lhe perguntamos o que é que ela fez na escola, ao que ela responde que fez desenhos e pintou, pelo que nos parece ser o que ela mais gosta de fazer.
Nós enquanto País, notamos uma maior motivação para conversar e fazer palhaçadas.

Quando eras mais pequenina…

A magia das horas que passamos a olhar uma para a outra, a trocar sorrisos silenciosos. As tuas mãos (zinhas) a tocarem na minha cara como que a descobrir todos os meus traços e a curiosidade com que me tocas no cabelo, nos brincos e nos óculos.
Os sorrisos ensonados com que nos presenteias todas as manhãs fazem destes dias chuvosos de Inverno mais quentes que o dia em que nasceste. Faz-me sentir a melhor mãe do mundo… imperfeita como toda a gente, mas a melhor…
Os meus 25 anos podem parecer poucos e inexperientes aos olhos dos mais velhos, mas para mim ser mãe não se aprende com a idade, aprende-se quando se é. E eu sou. Não mudei… continuo a mesma, mas agora sou mãe. Foi-me dado o papel principal deste enredo que é a vida… E faço por merece-lo… mas da minha forma, sou mãe à minha maneira (intensa, profunda, emocional)… Tudo o que vou aprendendo sobre ti, é contigo… Eu e o teu pai somos os teus mais fiéis discípulos bem como os teus professores mais dedicados e pacientes… ensinamos-te o que sabemos com a ajuda do amor desmesurado que sentimos um pelo outro e os dois por ti.

Como eu costumo dizer, “sou directora de um projecto em fase crescimento, ou seja … MÃE!”. É a minha principal profissão… qualquer outra que eu assuma será sempre um part-time de 8 horas diárias, porque ser mãe é a tempo inteiro e para a vida toda… é a ocupação mais bem remunerada do mundo… qualquer sorriso ou até mesmo um simples gesto vale mais que qualquer quantia.

Maria

Ainda hoje oiço o som do bater do teu coração…
A partir daquele momento a minha vida começou a mudar… eu comecei a mudar… o meu corpo começou a mudar… tudo à minha volta começou a mudar… e tudo isto para um melhor que eu não achava possível existir!
E agora…
A espera que o meu corpo começasse a ganhar forma… para que o mundo soubesse que se aproximava a tua chegada...
Maria… sim esse será o teu nome! Mas e se for um menino… não… tenho a certeza que será menina… Há qualquer coisa que me diz que será uma menina…
Maria, a minha princesa!
O primeiro pontapé …senti a minha a minha princesa… senti a vida dentro de mim… é o sentir que nasci para te ter! Para te sentir… proteger… para te criar… O meu amor é um ser que tenho dentro de mim…
As conversas… duvidas… medos… sonhos… os livros que leio… as músicas que oiço, partilho tudo contigo… és e serás sempre a minha confidente… para que saibas o prazer que é partilhar… sentirás em mim a segurança… a confiança… serei o teu porto seguro!

O calor deste verão aperta e aperta a ansiedade… a vontade de te conhecer melhor… quero saber como são os teus olhos, a tua boca… a tua pele…

As máquinas estão todas a trabalhar à nossa volta… está tudo preparado para te receber… o teu pai está lá fora à tua espera… Eu gostava de poder sentir-te a sair, mas os médicos dizem que não dá… és muito grande…
Mas não tenhas medo porque eu estou aqui… já falta pouco…

“Tem aqui uma grande menina. Grande e bochechuda!” … Finalmente oiço a tua voz… um choro leve, mas determinado!... O pano verde não deixa ver-te, mas a tua presença enche a sala de partos…
Como no teatro, levanta-se o pano e lá estás tu… LINDA… A minha princesinha… Tanto cabelo… uns olhos enormes de cor indefinida… uma pele macia… tão grande, mas ao mesmo tempo tão pequenina… A minha Maria!

Naquele momento o meu coração encheu a sala, deixei de ouvir as máquinas os médicos… passamos a estar só nos duas naquela sala… foi como se não existisse mais ninguém além de nós duas…

Tenho este dia gravado na memória…
No dia 25 de Agosto de 2003 a partir das 12:38 foi-me dado o papel mais importante da vida: o de MÃE.