segunda-feira, junho 04, 2007

Menina dos olhos grandes

A Maddie tem a idade da minha filha Maria, e nas fotografias que correm todo o mundo, noto uma semelhança entre elas (embora sejam muito diferentes uma da outra!): a inocência no olhar...
Aqueles olhos grandes e brilhantes, que tantas vezes riem primeiro que os lábios.. Os mesmos que vejo nas fotografias da Maddie.

Isto poderia acontecer ao filho de qualquer um de nós.
Quantas crianças já não desaparaceram, no Supermerado, no Centro Comercial, na Feira Popular, na Praia, etc, etc, etc.
Mas por norma, estamos lá. Porque estas e outras coisas podem realmente acontecer.
É horrivel demais, nojento e doentio imaginar... Mas é nossa obrigação. Temos que nos antecipar.
Somos pais, temos "debaixo das nossas asas" uma ou mais crianças que não sabem tomar conta de si próprias, não se sabem defender e são fisicamente frágeis, por isso é nossa obrigação estarmos lá... tudo o que for "menos" é desleixo... é dar aso a que aconteça qualquer coisa, seja ela qual for.

À Maddie aconteceu.
Um desleixo difícil de entender para nós, mas habitual para outras cabeças e culturas. O certo é que a ausencia destes pais, permitiu que tal acontecesse. Deu espaço de manobra a cabeças doentes.

Mas... Há sempre um "mas"...
Não quero com isto dizer que estes pais foram ou são maus pais... nada disso!
Não podemos atribuir culpas... porque para estes pais, os seus filhos estavam na segurnça de quatro paredes... Para nós isso não chega, mas para eles chegava.

Tenho pena... muita pena mesmo da pequena criança de apenas 4 anos, que está neste momento sabe Deus onde, e em que condições. Mas tenho também pena destes pais, que embora o seu comportamente o tivesse permitido, devem estar desolados.

Passou-se o Dia da Mãe e agora o Dia Mundial da Criança e ainda não se sabe nada da pequena Maddie.
Eu (ainda) tenho uma réstia de esperança!

Sem comentários: