quarta-feira, janeiro 17, 2007

Talento perdido?!

Cada vez mais me convenço que tenho realmente jeito para estas andanças da decoração de interiores... Sei que pode parecer presunçoso da minha parte fazer tal afirmação, mas é a minha opinião sincera.

Todos, ou quase todos, nós temos jeito para decorar a nossa própria casa. Porque nos conhecemos bem e sabemos bem o que gostamos e o que nos faz sentir confortáveis em casa. Mas quando se trata de decorar a casa dos outros, a história é bem diferente...

Quando eu e a minha irmã saimos de casa, os meus pais compraram uma casa nova, a minha mãe decidiu que não queria levar nada da anterior casa, queria comprar tudo novo. E como desde (quase) sempre os meus pais reconhecem em mim este meu "jeito" para a decoração, delegaram então em mim toda a decoração da casa. Desde a escolha e compra do mobiliário à compra dos acessórios para a decoração, esteve tudo a meu cargo... Foi então que me apercebi que conseguia, com relativa facilidade, descolar-me do "meu" estilo pessoal e "encarnar" o estilo e gosto pessoal dos outros.

É lógico que, para que isso aconteça tive que conversar com a minha "cliente" para perceber o que queria para esta casa. Depois, foi pesquisar intensivamente entre revistas de decoração, catálogos e sites das várias lojas que existem no mercado, e enquadrar várias peças, de várias lojas num espaço (todo o apartamento). O orçamento era "X" e não podia ultrapassá-lo... Ultrapassei, mas com a autorização da "cliente" e por muito pouco...

Com o tempo, também as minhas amigas, notaram em mim este gosto especial, e começaram a pedir-me conselhos... Talvez por essa razão, tenha no meu computador as plantas das casas de uma data de gente. Porque para que eu consiga dar conselhos com "cabeça, tronco e membros" tenho que conhecer o espaço, saber "com que linhas se cose" em determinada casa. E toda a gente tem gostado do resultado final. Agrada-me saber disso.

Agora, que comprámos uma casita de praia, lá para os lados da Ericeira, estou encantada com a decoração... Como é lógico, não quero fazer desta casa, uma cópia da minha casa de Lisboa, até porque são completamente diferentes os espaços... Em Lisboa tenho um apartamento e na Ericeira uma casa de aldeia, toda recuperada, com quintal e tudo... Então agora, compradas as "coisas" essenciais para tornar habitável esta nova casa, estou na fase da pesquisa de mobiliário e acessórios de exteriores (Jardins). Para a decoração do interior, estou a fazer uma decoração mais descontraida, mais de praia, mais rústica...

Estou a adorar, e a casa está a ficar muito gira.
Estou a trabalhar para mim... Hummm tão bom!

Sem comentários: