terça-feira, fevereiro 21, 2006

Orgulho de mãe!

Uma das minhas melhores amigas, estagiária do curso da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, trabalha no colégio onde a minha filha Maria entrou este ano.
A Maria esteve até Dezembro de 2005, em casa com a minha sogra, porque até então sempre achámos que, se existia a oportunidade de ter alguém familiar que ficasse com ela durante o nosso horário de trabalho, deviamos aproveitar.
O tempo foi passando, e começámos a ver que o melhor para a Maria agora, era mesmo entrar na escola. Já se começava a notar alguma necessidade de conviver com outras crianças e ter alguém que a continuasse o trabalho de desenvolvimento pedagógico que fui (dentro das minhas capacidades) insentivando. O Colégio fica ao lado de casa dos avós, e ela até já estava habituada a visitá-lo quase todas as manhãs, para ver os outros meninos. Mas devo dizer, que a presença da Sónia naquela Instituição, foi fundamental para a minha decisão de a colocar lá. Conheço-a desde sempre, e sei a dedicação que tem para com todas as crianças com quem trabalha. Ponto acente. A Maria foi para aquela escola.
A Maria ainda é pequenina, mas é sem dúvida uma criança simpática, interessada, e principalmente educada. É teimosa, e tem os seus momentos... E desde que entrou na escola, todos a têm elogiado.
Hoje, encontrei a Sónia logo de manhã cedo, para a avisar que a Maria não iria ao colégio porque teve febre durante a noite. Ela aproveitou então, para me informar que tinha estado no colégio a Coordenadora de Estágio dela, e que tinha elogiado bastante as capacidades da Maria. Desde a motricidade fina, à forma como se expressa (que lhe dá bastante graça), passando pela educação, ao longo do tempo todos a vão elogiando. Tudo isto já nasceu com ela, mas uma certeza vou tendo, o acompanhamento e a dedicação que lhe tenho, ajudam concerteza na evolução da Maria. Todas as incertezas típicas de mãe de primeira, segunda ou até mesmo terceira viagem, se atenuam quando vemos bem encaminhados os passos dos nossos filhos.
E como diz a minha mãe: "Espero que assim continue!" porque assim serão mais largas as portas que se lhe abrirem pela vida fora.
O orgulho de mãe é tão grande, que quando confrontada com esta feliz realidade, choro de emoção. Pode paracer exagero, mas quem já viu, sabe que falo verdade.

Sem comentários: