quinta-feira, fevereiro 23, 2006

SE EU FOSSE...
Hoje seria…

Se eu fosse um mês, eu seria: Agosto

Se eu fosse um dia da semana: Sábado
Se eu fosse uma hora do dia: Meio Dia
Se eu fosse um planeta ou astro: Sol
Se eu fosse uma direcção: Sul
Se eu fosse um móvel: Sofá
Se eu fosse um líquido: Água
Se eu fosse um pecado: Preguiça
Se eu fosse uma pedra: Onix
Se eu fosse uma árvore: Eucalipto no Inverno e Palmeira no Verão
Se eu fosse uma fruta: Morango
Se eu fosse uma flor: Geribéria
Se eu fosse um clima: Tropical
Se eu fosse um instrumento musical: Violão
Se eu fosse um elemento: Água
Se eu fosse uma cor: Verde
Se eu fosse um bicho: Gato
Se eu fosse um som: Som do Mar
Se eu fosse uma música: “Por outras Palavras” Mafalda Veiga (entre outras)
Se eu fosse um estilo musical: Calmo
Se eu fosse um sentimento: Amor
Se eu fosse um livro: Uma comédia romântica… que acabe bem
Se eu fosse uma comida: Cozido à Portuguesa
Se eu fosse um lugar: Praia
Se eu fosse um gosto: do beijo… do abraço…
Se eu fosse um cheiro: Cheiro da maresia
Se eu fosse uma palavra: Mãe
Se eu fosse um verbo: Amar
Se eu fosse um objecto: Máquina fotográfica
Se eu fosse uma parte do corpo: Olhos
Se eu fosse uma expressão facial: Sorriso
Se eu fosse um personagem de desenho animado: Margarida (por ser refilona)
Se eu fosse um filme: “Diário de Bridget Jones”
Se eu fosse uma forma: Redonda
Se eu fosse um número: 24
Se eu fosse uma estação: Final da Primavera início do Verão
Se eu fosse uma frase: “Amo-te!”

E vocês o que seriam?

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Doentita!

Pois é... Depois de tudo preparado para a Festa de Carnaval do Colégio, a Maria adoece!
Segunda-feira, quando a Maria saiu da escola queixava-se com dores de barriga porque não conseguia fazer cocó, fui à farmácia, e comprei a medicação necessária, porque isto já não é novidade. Entretanto, depois de alguma força e algumas dores, lá fez o que tinha para fazer... Estranhámos no entanto, a cor cosada e a temperatura. Vimos-lhe a febre, a constatámos que tinha 39.90º!!!!! Fizemos o normal, ben ur on, banho com água tépida e pijama de algodão. Pouco tempo depois, a temperatura tinha já baixado e ela estava fresca que nem uma alface.
No dia seguinte de manhã nada de febre, mas mesmo assim, por precaução, em vez de ir à escola, deixá-mo-la na avó, não fosse ter alguma recaída... O dia passou-se, e a Maria continuava fresca que nem uma alface, entretanto, à mesma hora que no dia anterior, começa a ficar rosada e a temperatura a subir... mais uma vez 39.89º... Mais uma vez lhe fizemos o ben ur on, o banho, e o pijama fresco...
Hoje, mais uma vez, acorda sem febre nenhuma e com uma energia nada típica de quem está a chocar alguma...
Decisão: A Maria só vai ao Colégio na próxima 6ª feira (isto se melhorar, claro!) por causa da Festa de Carnaval. É que sempre é melhor prevenir, do que o Carnaval de uma criança (Fada) estragado.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Orgulho de mãe!

Uma das minhas melhores amigas, estagiária do curso da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, trabalha no colégio onde a minha filha Maria entrou este ano.
A Maria esteve até Dezembro de 2005, em casa com a minha sogra, porque até então sempre achámos que, se existia a oportunidade de ter alguém familiar que ficasse com ela durante o nosso horário de trabalho, deviamos aproveitar.
O tempo foi passando, e começámos a ver que o melhor para a Maria agora, era mesmo entrar na escola. Já se começava a notar alguma necessidade de conviver com outras crianças e ter alguém que a continuasse o trabalho de desenvolvimento pedagógico que fui (dentro das minhas capacidades) insentivando. O Colégio fica ao lado de casa dos avós, e ela até já estava habituada a visitá-lo quase todas as manhãs, para ver os outros meninos. Mas devo dizer, que a presença da Sónia naquela Instituição, foi fundamental para a minha decisão de a colocar lá. Conheço-a desde sempre, e sei a dedicação que tem para com todas as crianças com quem trabalha. Ponto acente. A Maria foi para aquela escola.
A Maria ainda é pequenina, mas é sem dúvida uma criança simpática, interessada, e principalmente educada. É teimosa, e tem os seus momentos... E desde que entrou na escola, todos a têm elogiado.
Hoje, encontrei a Sónia logo de manhã cedo, para a avisar que a Maria não iria ao colégio porque teve febre durante a noite. Ela aproveitou então, para me informar que tinha estado no colégio a Coordenadora de Estágio dela, e que tinha elogiado bastante as capacidades da Maria. Desde a motricidade fina, à forma como se expressa (que lhe dá bastante graça), passando pela educação, ao longo do tempo todos a vão elogiando. Tudo isto já nasceu com ela, mas uma certeza vou tendo, o acompanhamento e a dedicação que lhe tenho, ajudam concerteza na evolução da Maria. Todas as incertezas típicas de mãe de primeira, segunda ou até mesmo terceira viagem, se atenuam quando vemos bem encaminhados os passos dos nossos filhos.
E como diz a minha mãe: "Espero que assim continue!" porque assim serão mais largas as portas que se lhe abrirem pela vida fora.
O orgulho de mãe é tão grande, que quando confrontada com esta feliz realidade, choro de emoção. Pode paracer exagero, mas quem já viu, sabe que falo verdade.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Da Concepção ao Parto

http://www.apfn.com.pt/documentario/

Criadas pelo National Geographic, estas imagens são fantásticas.
Estão alojadas no site da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
É muito interessante para todos, mas principalmente para as futuras mamãs e futuros papás. Digno de se visitar. Tem videos de toda a gravidez, desde a concepção ao parto.
Cliquem no link e desfrutem!

Depois digam qualquer coisa...

Prenda do Dia dos Namorados
Serei esquisita, ou o meu marido não tem mesmo jeitinho nenhum para comprar roupa para mulher...
Isto é assim... O meu marido gosta muito de oferecer prendas, mas tem o azar de não ter jeito nenhum para escolher algo vestivel para mulher. Ele que até é uma pessoa que se sabe vestir, e tem imenso jeito para comprar roupa de homem, mas decididamente não tem muito jeito para escolher roupa para o sexo oposto...
Lembro-me de mais que uma oferta de gosto duvidoso...
Uma delas...
Foi ele a uma concentração de motos, e decidiu comprar um presente para mim e outro para a Maria... Para mim, comprou uma sweet shirt que por pena agradeci, mas nunca consegui vestir (não é por mal...) e para a Maria comprou uma t'shirt beje e preta (eu detesto ver crianças vestidas com a cor preta) com um mega logotipo da Harley Davidson (HORRIVEL!!!). Escusado será dizer, que nunca a vesti à criança (que na altura tinha 9 ou 10 meses)! Mas num belo dia de verão em que sai para fazer compras, e o deixei sozinho com ela, tive uma surpresa de muito mau gosto. A Maria (coitadita!!) trajava umas calças cor de rosa que (des)combinavam com a bela da t'shirt da Harley... Isto só visto, porque é dificil de descrever! Disse-lhe que me recusava a sair de casa com a miuda vestida daquela forma... Ele rabujou, ficou chateado, mas acabou por aceder ao meu pedido, alegando que achava que o "conjuntito" lhe ficava muito giro!
Agora, decidiu oferecer-me no Dia dos Namorados uma sweet shirt... oh pá que chatice!!! Tinha-lhe pedido para não comprar roupa! Depois de abrir o presente, passei-me... Eu nunca iria vestir tal coisa, não combinava comigo nem na cor (lilás e amarelo florescente)... Ele tinha adorado a prenda que lhe ofereci... e que modestia à parte era girissima e tinha tudo a ver com ele. Percebeu que não tinha sido bem sucedido e disse-me que no dia seguinte a iria trocar por uma mais gira... 24 horas depois, decidi que já não lhe ia dizer nada... desta vez ele tinha conseguido superar a anterior... Era indescritivel... Acabei por dizer... E ele mais uma vez percebeu, disse-me que não ficava nada chateado se fosse eu a ir à loja troca-la por uma mais ao meu gosto.
Tive pena dele, mas também não achava justo oferecer-me uma coisa que eu nunca iria usar em toda a minha vida.
Estarei a ser mázinha???

Arte Pura...

História de um sobrevivente!

Foi uma gravidez de risco, que levou a futura mãe a ficar em repouso ABSOLUTO desde os primeiros meses de gravidez. Com a ajuda fundamental da família, esta mãe conseguiu atravessar as fases mais complicadas dos seis meses que antecederam ao nascimento do Rodrigo. Este nasceu ao fim de seis meses de gravidez, e como qualquer criança prematura com menos de dois quilos, ficou no Hospital, numa encubadora até perfazer os nove meses de formação, ou seja três meses de vida. Graças a deus e à equipa médica do Hospital Garcia de Horta em Almada, o Rodrigo conseguiu ultrapassar todas as dificuldades e sobreviver com saúde. Ao fim dos três meses, o Rodrigo teve alta e foi para casa, onde conheceu de perto o seu novo espaço e a restante família que o esperava ansiosa. Dos avós aos tios e primos, todos espectantes para o terem por perto.
As visitas a casa e o contacto com a familia, são naturalmente saudáveis, não fosse o facto do primo também ele pequeno (3 anos) estar a preparar-se para demonstrar uma varicela escondida. A verdade é que quando ainda não se notava nada, este já tinha infectado o pequeno Rodrigo. Foram dias de ansiadade até se verificar que realmente o Rodrigo tinha sido contagiado com o vírus da Varicela. O Rodrigo, que tinha saído à pouco tempo do Hospital, entrava agora com varicela, e em risco de vida. Para a família, esta situação, fê-los ver que o pior poderia agora acontecer, mas sempre com a esperança natural de quem quer muito a vida de uma criança. O Rodrigo passou semanas no Hospital, até curar a Varicela, e verificar-se se teria ficado com sequelas, o que não se veio a confirmar.
Hoje o Rodrigo tem 2 anos e pouco, e está de perfeita saúde. É uma criança muito esperta e energica.
Esta é uma História real, e serve como exemplo e esperança a todas as mães e pais que estejam a passar por uma situação semelhante.
A esperança é a última a morrer e o optimismo faz milagres!!!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Nasceram os gémeos!

Pois é, nasceram os gémeos (Tiago & Tomás) de uma amiga...
Estão bem de saude, e são lindos!!
A mamã está bem de saúde, e dentro em breve irão os três juntar-se aos restantes membros da equipe (papá, e manas M&M).
Aos seis, desejo toda da felicidade do mundo!

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Carnaval

Pois é... chegou o carnaval! Lembro-me como se fosse hoje... O carnaval sempre foi, para mim, uma época de sonho... Adorava tudo, desde o escolher a fantasia, o comprar o fato, aos acessórios, eu sei lá...
Saber que nesses dias podia ser uma qualquer Fada, Princesa, Dama Antiga... Com aqueles fatos todos vaporosos, em tecidos brilhantes... A maquilhagem... Fazia-me sonhar!
A minha mãe ajudava à festa! Nessa altura, ela comprava-nos os melhores fatos, alguns mesmo muito caros! Mas o Carnaval é só uma vez no ano, e principalmente para as crianças... Era o que ela achava, e é o que hoje eu acho! São todos os sonhos de criança a tornarem-se realidade nem que seja por 1 ou 2 dias...

Hoje, tenho a Maria com 2 anos de idade e com muita vontade de se mascarar de Fada, Princesa, Cinderela... É o primeiro Carnaval a sério dela. Desde que nasceu sempre se mascarou, no primeiro ano, tinha ela 5 meses, mascarou-se a Malmequer, no ano passado mascarou-se de gatinho... Uns fatos girissimos, mas que hoje ela não acha muita piada... Quer ser princesa por uns dias! E assim será!

Eu e a minha irmã, pusemos as mãos à obra! Plumas, linhas, agulhas e principalmente, muita paciencia!!! Estamos a fazer uma fantasia que tenha um bocadinho de tudo... Um vestido de Princesa/Cinderela e umas asinhas e uma varinha de Fada. Assim, quando lhe perguntarem a que é que ela está mascarada, ela pode responder o que quiser! Vai de certeza acertar sempre!

A todos os pais que possam visitar este espaço, o meu conselho é: Ajudem os vossos filhos a Sonhar...

sexta-feira, fevereiro 03, 2006


Coisas Giras!!

Este blog tem coisas girissímas... dos ganchos, às pregadeiras, passando pelos porta-chaves etc... Tudo muito barato, e lindíssimo!
Uma (in)directa: Se eu recebesse uma prenda destas no Dia dos Namorados, ia adorar!!!

quinta-feira, fevereiro 02, 2006


Minhas queridas Amigas grávidas...

Aqui vos apresento uma imagem que acho linda...
É uma homenagem ao vosso estado de graça.
Parabéns!!!


Isto há gente muito mal formada…

Estava eu agora há minutos a começar a estacionar o meu automóvel numa rua em Lisboa, quando uma senhora já com uns 50 e tal anos, vem por trás de mim e pura e simplesmente estaciona o carro dela, quase atropelando a minha irmã (visivelmente grávida), que estava ao pé do lugar e que teve que se desviar para que a senhora não lhe passasse por cima. (In)Conformada, estacionei o meu carro noutro lugar e dirigi-me à Senhora, para lhe avisar que conduzir assim é perigoso para ela, e principalmente para os peões que possam eventualmente cruzar-se com ela. Ao que ela respondeu com um simples “Sabe quem eu sou?… Vá lá para ao pé das couves de onde veio… Senão isto ainda vai acabar mal”. Ora bem… ou melhor dizendo… ora mal, porque isto à gente muito mal formada, e lá porque mora na perto da Av. de Roma julga que é alguém melhor que os outros. Gente que pela ganância de um simples lugar puxa dos “galões” em tom de ameaça… Mesmo que fosse a mulher do Presidente da República, ou o próprio Presidente da República, não é mais nem menos que todos os outros. Depois de… “Faço aos outros o que me fazem a mim… Isto a vida é assim… oh menina”. Uma pessoa ainda tenta ser educada, mas a muito custo, porque a falta de educação e o passar por cima dos outros, tira qualquer um do sério. Bem sei que existem dias que mais valia que não estivessem no calendário, mas vamos então estragar esses mesmos dias aos outros?! Educação é bom e todos nós gostamos!
MENSAGEM:
Uma pessoa para ser respeitada tem que respeitar os outros… Os “galões” não fazem ninguém mais pessoa que ninguém!

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Merece ser visto!

Faça o favor de entrar... http://fcmx.net/vec/v.php?i=003702